Inscrições encerradas


25/08 a 27/08 de 2015
Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil

Seminário Educação, saúde e Sociedade do Futuro

Vídeos disponíveis!

Mesa Redonda: Educação em Saúde: desafios e perspectivas

Mesa redonda: Como Formar Profissionais para a Ciência Comprometidos com a Qualidade, o Pensamento Crítico e a Inovação

http://webconf2.rnp.br/p4r7jqusw61/

Conferência: Educação e Comunicação: desafios para uma cultura de responsabilidade de colaboração em redes

http://webconf2.rnp.br/p82b80l4fb1/

highlighted:
afterContent:
Widget: Eixos 1:

Eixos

Widget: Mostra 14:

Mostra

'Cultura de comunicação de rede não pode ser feita sem uma boa educação'

Atualizado em


Filósofo da inteligência coletiva, Pierre Levy estará no Brasil esta semana para cumprir uma agenda voltada novamente para a educação. Desta vez ele visita a Fiocruz, onde fará a conferência Educação e comunicação, desafios para uma cultura de responsabilidade de colaboração em redes, no Seminário Educação, Saúde e Sociedade do Futuro, que ocorre de 25 a 27 de agosto. Em entrevista à Agência Fiocruz de Notícias, Levy fala sobre o papel da internet na educação, o impacto da revolução digital na comunicação e o destino da imprensa tradicional diante desse novo paradigma que emergiu com o advento da internet.

Widget: 7:

O ensino na Fiocruz - segundo seus alunos


Depoimento dos alunos da Fiocruz.
Widget: Programação 2:

Programação

Programação

25 a 27 de Agosto de 2015

Abertura do evento

Abertura do evento.


Local: Museu da Vida (Com transmissão para Tenda da ciência)
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos

Mesa Redonda: Educação em Saúde: desafios e perspectivas

Coordenação: Antonio Ivo de Carvalho - Centro de Estudos Estratégicos/ CEE/Fiocruz

Proposta da Base nacional curricular comum
Manuel Palacios, Secretário de educação básica do Ministério da Educação (MEC).

Redes e Educação Permanente em Saúde: limites e perspectivas
Mario Rovere, professor da Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de Rosario, Faculdade Latinoamericana de Ciencias Sociais (FLACSO).  Pesquisador da Universidad Nacional de La Matanza, Asociación Latinoamricana de Medicina Social ALAMES.

Modos de Formação e Modelos Curriculares na Educação Superior: uma nova cultura e trajetória na educação
Naomar Almeida-Filho, professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia.  

Local: Museu da Vida (Com transmissão para Tenda da ciência)
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos

Debate

Debate

Local: Museu da Vida (Com transmissão para Tenda da ciência)
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos

Mesa redonda: Projetos Educacionais Inovadores

Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas em cursos presenciais e online.

Coordenação: Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira - Fiocruz Ceará

Política de Formação e Qualificação dos Profissionais de Saúde
Heider Aurélio Pinto, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Ministério da Saúde (MS).

José Moran, professor de Novas Tecnologias na USP. Pesquisador de Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas nas modalidades presencial e a distância.

Tecnologia e Educação 3.0: O salto para o futuro da aprendizagem ativa: tecnologia integrando-se a educação, proporcionando maior capacidade de aprendizagem aos alunos.
Chao Lung Wen, coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital das Clínicas da FMUSP. Coordenador do Projeto Homem Virtual e Mídias com impressão 3D.

O futuro das universidades: aprendizagem, convergência interdisciplinar e qualidade.
Luiz Beviláqua, professor da COPPE/UFRJ. Coordena projetos destinados a fazer avançar as fronteiras do conhecimento científico. Ex-reitor da Universidade Federal do ABC

Local: Museu da Vida (Com transmissão para Tenda da ciência)
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos

Debate

Local: Museu da Vida (Com transmissão para Tenda da ciência)
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos

Mesa redonda: Como Formar Profissionais para a Ciência Comprometidos com a Qualidade, o Pensamento Crítico e a Inovação

Coordenação: Tatiana Wargas - ENSP/Fiocruz

Ciência e Educação: um diálogo necessário
Roberto Lent, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro do Conselho Técnico-Científico da CAPES - Ensino Básico, e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ciência Hoje.

Educação: para onde vamos
Isaac Roitman, professor emérito da Universidade de Brasília, coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n.Futuros/CEAM/UnB), presidente do Comitê Editorial da Revista Darcy/UnB e membro tiular de Academia Brasileira de Ciências.

Produção Científica: avaliação da qualidade
Kenneth Rochel de Camargo Jr, Professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), editor do American Journal of Public Health e editor da revista Physis. Membro da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco.

Local: Museu da Vida (Com transmissão para Tenda da ciência)
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos

Debate

Local: Museu da Vida (Com transmissão para Tenda da ciência)
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos

Lançamento coletivo dos livros da Editora Fiocruz

Lançamento coletivo dos livros da editora na Biblioteca do ICICT

Local: Será no Hall da Biblioteca do ICICT.
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos

Conferência: Educação e Comunicação: desafios para uma cultura de responsabilidade de colaboração em redes

Conferência com Pierre Levy,  filósofo francês da cultura virtual contemporânea. Vive em Paris e leciona no Departamento de Hipermídia da Universidade de Paris-VIII. Dedicou sua vida profissional ao entendimento das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, com o objetivo de promover seus melhores usos sociais e estudar o fenômeno da inteligência coletiva. Ele é autor de vários livros sobre o assunto que foram traduzidos para mais de 12 línguas e estudados em diferentes universidades em todo o mundo. Atualmente, leciona no departamento de comunicação da Universidade de Ottawa (Canada), onde ele conduz pesquisas sobre Inteligência Coletiva

Coordenação: Nísia Trindade de Lima

Local: Museu da Vida  (com transmissão para Tenda da Ciência e também para o auditório do INCQS )
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos)

Debate

Local: Museu da Vida  (com transmissão para Tenda da Ciência e também para o auditório do INCQS )
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos)

Roda de conversa 1. Jogos e Audiovisual na Educação


O desenvolvimento técnico-científico ocorrido a partir da segunda metade do século XX trouxe profundos impactos no modo de organização da sociedade capitalista moderna, impactos que atingem desde a estruturação do mundo do trabalho até os processos de subjetivação humana.  O desafio que se coloca é o de ir além de uma visão instrumental e fetichizada da tecnologia, ou mesmo de uma visão conteudista de educação, a fim de superar a naturalização da pedagogia iluminista e autoritária tão presente em nossa formação e em nossa práxis docente,levando em consideração novas práticas de linguagem e de processos de produção coletiva do conhecimento por parte dos professores-pesquisadores e dos alunos.

  • Analisar as diferentes perspectivas de trabalho educativo com os jogos e o audiovisual;

  • Destacar a potencialidade das linguagens para a produção de sentidos e construção de narrativas próprias pelos estudantes;

  • Promover o intercâmbio de experiências de desenvolvimento de tecnologias educacionais em curso na Fiocruz;

Público-alvo

Estudantes de nível médio, de pós-graduação, docentes e pesquisadores da Fiocruz;

Coordenação

Carlos Batistella (Núcleo de Tecnologias Educacionais – NUTED/EPSJV),  Mediação: Cynthia Macedo Dias (Núcleo de Tecnologias Educacionais – Nuted/EPSJV)


Local: Auditório do INCQS

Apoio: Pamella


Roda de conversa 2: Empatia, colaboração e experimentação em tempos de cultura digital: Design Thinking para educadores



Cada vez mais ouvimos a palavra "conexão" em nossa sociedade. Os variados dispositivos digitais permitem encurtar distâncias e multiplicam as possibilidades de comunicação entre as pessoas. Mas, o que significa de fato estar conectado? Será que nos conectamos a alguém simplesmente enviando e respondendo mensagens virtuais? E quando queremos atuar em conjunto, construir redes, será que estamos prontos para colaborar? 

Nessa roda de conversa, vamos abordar alguns conceitos fundamentais de uma abordagem chamada Design Thinking que pode apoiar nossa forma de educar, nossa maneira de criar e desenvolver projetos e nossas relações de maneira geral! 

Público-alvo

Estudantes de nível médio, de pós-graduação, docentes e pesquisadores da Fiocruz;


Coordenação:

Priscila Gonsales (Instituto Educa Digital)

Mediação  Ana Paula Mendonça – VPEIC/Fiocruz,  Edson Caetano – VPEIC/Fiocruz, Luana Furtado – (ENSP/Fiocruz)


Local: Tenda da Ciência Museu da Vida




Roda de conversa 3. Tecnologias Educacionais em uma Perspectiva Socioambiental: interdisciplinaridade e intersetorialidade na promoção da saúde

Contribuir para a reflexão e o debate acerca do desenvolvimento compartilhado de estratégias que visem à integração entre pesquisa e intervenções no campo da Saúde Coletiva, tendo como tema transversal as relações entre saúde e ambiente.

A partir da discussão de estudos de caso pretende-se que o encontro possa colaborar (1) para a crítica de diferentes modos de percepção do impacto das políticas econômicas e sociais na saúde e qualidade de vida - evidenciado na variação dos indicadores sociais e de morbimortalidade -, e (2) para a proposição de possibilidades interdisciplinares e intersetoriais de enfrentamento dos problemas no âmbito da Atenção Básica e Promoção da Saúde.


Público-alvo

Estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores da Fiocruz;


Coordenação/Mediação

Danielle Grynszpan (Laboratório de Biologia das Interações/IOC), Elvira Maria Godinho de Seixas Maciel (Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde/ENSP)


Local: Sala 411/ENSP

Apoio: Raquel


Roda de conversa 4: Integridade na pesquisa e na comunicação científica Objetivos

Esta roda de conversa tem como objetivo agregar pessoas interessadas em conhecer e dialogar sobre conflitos de interesse e outros temas relacionados com a integridade em pesquisa, assim como questões relacionadas com a comunicação científica, como a autoria, co-autoria, plágio, autoplágio e conflitos de interesse. Propõe-se um compartilhamento de experiências e fundamentos teóricos em uma discussão aberta sobre boas práticas e as condições necessárias para as alcançarmos.


Público-alvo

Estudantes de pós-graduação, editores científicos, docentes e pesquisadores da Fiocruz;


Coordenação/Mediação

Juliana Reis (ICICT/Fiocruz), Claude  Pirmez (VPPDT/Fiocruz) e Sergio Rego ( ENSP/Fiocruz


Local: Sala 32 do CESTEH


Apoio: Rosana


Roda de conversa 5: Experiência como Educador do SUS: aprendizados, alegrias e frustrações.

Ao nos desafiar com cenários inovadores tais como, mudanças nos espaços de gestão, mudanças nas práticas de saúde acrescida de um novo olhar ao usuário, o processo de implementação do SUS criou um fecundo território de experimentações pedagógicas, em especial a aplicação de processo de aprendizagem centrado nos sujeitos envolvidos nessas mudanças, bem como, sua ancoragem em torno dos teóricos críticos da educação. De igual forma, revelou silêncios, em torno dos novos aportes educacionais, em especial os advindos das teorias pós-críticas. Essa reflexão visa revelar acertos e avanços, bem como vazios, ausências ou silêncios em torno dos processos educacionais no âmbito das relações de trabalho no SUS.


Público-alvo

Estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores da Fiocruz;


Coordenação

Inácio Jardim (ENSP/Fiocruz) – coordenador, Paulo Carvalho (Fiocruz Brasília), Fabiana Damásio (Fiocruz Brasília)


Local: Sala 110 - Politécnico


Roda de conversa 6: A relação entre a arte e a educação na formação em saúde

Contribuir para a discussão da integração entre a arte e a educação na formação em Saúde, com ênfase nas diversas expressões das artes nesse campo, tais como: musica, poesia, teatro, entre outros.


Público-alvo:

Estudantes de nível médio, estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores da Fiocruz;


Coordenação

Páulea Zaquini (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio), Marco Antônio (ESPJV/Fiocruz), Marcia Correia e Castro (Canal Saúde


Local: Auditório Politécnico

Apoio: Sabrina

Roda de conversa 7: Curriculo e Emancipação: entre a Realidade e a Utopia na Educação

Discutir a idéia de liberdade a partir das teorias críticas do currículo, numa perspectiva de construção coletiva da praxis de resistência e ação educativa. Um convite para conversar sobre possibilidades para a educação no futuro.


Público-alvo

 Estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores da Fiocruz;


Coordenação

Gustavo Figueiredo (NUTES/UFRJ), Everson Hach (ENSP/Fiocruz),


Local: Sala 524/ENSP

Roda de conversa 8: Direitos autorais em Recursos Educacionais: co-autoria, uso e remixagem

Recursos Educacionais abertos (REA) implica na utilização, adaptação, reuso, remix e distribuição de materiais educacionais sem restrições por uma comunidade de usuários para fins não comerciais. A prática colaborativa de REA leva a repensar práticas educacionais e comunicacionais, promovendo interação e disponibilizando recursos de forma aberta. Por outro lado, passamos a ter que compreender o que temos de implicações na lei de direito autoral em relação ao uso e autoria dos recursos.

Essa roda de conversa tem por objetivo discutir conceitos e dúvidas envolvidos no tema REA: como utilizar licenças abertas, como estabelecer co-autorias, citação da fonte, direito a adaptação, análise sobre authorship, contributorship, plagio, falsificação, fabricação de dados, etc.


Público-alvo

Estudantes de pós-graduação, docentes e pesquisadores da Fiocruz;


Coordenação/Mediação

Alan Rocha (UERJ), Carlos Alberto Pereira de Oliveira (UERJ), Vinicius de Oliveira (UNASUS/Fiocruz Brasília), Ana Furniel (VPEIC), Rosane Mendes (VPEIC)


Local: Sala Sergio Arouca – Asfoc

Apoio: Adélia

Entrega do Prêmio Ensaio Alunos

Nísia Trindade Lima – Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz
Exibição de um vídeo que recupere momentos do evento, a serem registrados pelo Canal Saúde.

Confira a lista de dos alunos classificados no concurso de redação sobre Educação, Saúde e Sociedade do Futuro.

Encerramento

Encerramento e atividades culturais.

Local: Museu da Vida (Com transmissão para Tenda da ciência)
Av. Brasil, 4365 – Fiocruz - Manguinhos
Widget: Conferencistas 3:

Conferencistas

Conferencistas

Pierre Levy (conferencista)

Professor no Departamento de Hipermídia da Universidade de Paris-VIII. Dedicou sua vida profissional ao entendimento das implicações culturais e cognitivas das tecnologias digitais, com o objetivo de promover seus melhores usos sociais e estudar o fenômeno da inteligência coletiva. Atualmente, leciona no departamento de comunicação da Universidade de Ottawa (Canada), onde ele conduz pesquisas sobre Inteligência Coletiva.

José Moran (palestrante)

O Prof. Moran é Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, Professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado) e um dos fundadores da Escola do Futuro. Coordena um grupo de pesquisa sobre Formação Inovadora de Professores no Instituto Singularidades de São Paulo. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus) e coautor de Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Papirus) e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (Summus). Mantém o blog Educação Humanista Inovadora em www2.eca.usp.br/moran

Luiz Bevilacqua (palestrante)

Professor Emérito do Instituto Alberto Luiz Coimbra, COPPE-UFRJ. PhD Stanford University, 1971. Prof. Titular do Instituto Alberto Luiz Coimbra, COPPE-UFRJ; Vice Reitor Acadêmico PUC/RJ, 1980/1986; Diretor da COPPE-UFRJ, 1990/1992; Coordenador da Comissão de Fundação e Implantação da UFABC e Reitor da UFBC, 2004-2009. Ocupou cargos de direção no MCT, AEB e CNPq; Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia, da Third World Academy of Sciences e da European Academy of Sciences Membro da Ordem do Mérito Científico.

Hêider Aurélio Pinto

Médico Sanitarista e Militante da Reforma Sanitária. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Foi Diretor do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde de janeiro de 2011 até março de 2014. Atualmente é Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde

Chao Lung Wen (palestrante)

Professor Associado (Livre Docente) e Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP; coordenador do Projeto de Tecnologias Educacionais Interativas para potencialização de Educação em Saúde (CAPES/MEC – SGTES/MS); coordenador dos projetos Pró-Inovalab (Laboratório de Inovação em Educação) da FMUSP, pela Pró-Reitoria de Graduação da USP e Coordenador dos Programas Homem Virtual e Jovem Doutor da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.

Roberto Lent (palestrante)

Graduado em Medicina pela UFRJ, com Mestrado e o Doutorado no Instituto de Biofísica (UFRJ), e pós-doutoramento no Massachusetts Institute of Technology. É Professor Titular da UFRJ, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador 1A do CNPq, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Na UFRJ, chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Possui numerosos trabalhos científicos sobre desenvolvimento, plasticidade e evolução do cérebro, bem como livros de divulgação da neurociência para adultos e crianças.

Naomar Almeida-Filho (palestrante)

Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Foi Presidente da Comissão de Implantação e atualmente é Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Manuel Palacios Cunha Melo (palestrante)

Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e fundador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF).

Mario Rovere (palestrante)

Professor da Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de Rosario, Faculdade Latinoamericana de Ciencias Sociais (FLACSO). Pesquisador da Universidad Nacional de La Matanza, Asociación Latinoamricana de Medicina Social ALAMES.

Kenneth Rochel de Camargo Jr (palestrante)

Professor associado do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), editor do American Journal of Public Health e editor da revista Physis. Vice-presidente honorário para America Latina e Caribe da APHA (American Public Health Association).
Widget: 4:

Widget: 5:

Location



  • Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil
  • seminarioeducacao@fiocruz.br